

O processo de construção da proposta da website Povos Indígenas Javaé
Pensou-se na elaboração de uma proposta de ambiente virtual e digital (página na Internet), denominada de Website Povos Indígenas Javaé, que disponibilize conteúdo informacional didático-pedagógico voltado para a temática história e cultura dos povos indígenas Javaé, assim como, de temas/assuntos relevantes e pertinentes que se relacionam, com o propósito de apoio/auxílio no processo de ensino-aprendizagem docente e, consequentemente, do aprendiz, para entender e compreender a história, a cultura e os modos de vida dessa população indígena, em específico. E, sobretudo, dos ensinamentos e aprendizagens de conhecimentos e saberes ancestrais oriundos dos aspectos que caracterizam os modos de vida, as tradições culturais e os rituais sagrados dos povos indígenas Javaé.
A ideia da Website Povos Indígenas Javaé, como produto final, se deu quando ao participar e fazer o curso de extensão sobre Aprendizagens Interculturais: produção de sentidos na educação básica, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), na qual em uma das aulas proferidas e feitas pelos palestrantes convidados (indígena e não indígenas) foi apresentada a Caixa Educativa, em formatos físico e virtual/digital via website, na qual se referia a uma etnia indígena que foi elaborada pelo Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ressalta-se que no formato físico da Caixa, de início, os materiais físicos concretos e palpáveis são disponibilizados e levados aos estabelecimentos escolares, por meio de agendamento; e, no formato virtual/digital via website, a posteriore, os mesmos materiais/objetos físicos se reverteram em materiais digitalizados com textos, imagens e sons digitais, sendo depositados e disponibilizados no ambiente web. Frisa-se que a proposta desse formato se deu devido o período da pandemia do coronavírus (covid-19).
A Caixa foi pensada e idealizada com o propósito de ser uma ferramenta a mais constituída e construída com material didático-pedagógico e com a finalidade de oferecer apoio/auxílio para professores da rede municipal e estadual, na perspectiva de trazer o fornecimento de informação e conhecimento acerca de determinado povo indígena, como foi o caso dos povos indígenas Mbyá Guarani, sendo que pela cosmovisão e epistemologia dos próprios indígenas, ou seja, a participação e o protagonismo indígena pertencente a uma etnia indígena é imprescindível, significativa e emblemática, tendo em vista, eles serem representantes de si mesmos, seja intrínseco e extrinsecamente, como narradores e narrados das suas próprias histórias e culturas e dos seus modos de vida, isto é, que estas histórias e culturas e estes modos de vida indígenas sejam narradas, dissertadas e contadas oralmente e textualmente com, dentro e sobre a perspectiva, cosmovisão e epistemologia indígena, para assim, não termos somente o olhar e a visão dos outros (não indígenas), quando narram, contam, descrevem, relatam e escrevem acerca dos aspectos que caracterizam a história, a cultura e os modos de vida dos povos indígenas brasileiros ao realizarem pesquisas, investigações e estudos nas áreas historiográficas, antropológicas, sociológicas, filosóficas e educacionais. E, sobretudo, não prevaleçam ideias e pensamentos genéricas e universais, como sendo únicas e “verdadeiras” a serem seguidas.
Pelo exposto e levando em consideração a representação, o sentido e a finalidade da Caixa Educativa, em formato virtual/digital via web, a partir disso, idealizou-se como produto final uma website para os povos indígenas Javaé com o objetivo de disponibilizar em ambiente virtual na web conteúdo informacional sobre estes povos, na qual auxilie educadores, professores, mediadores, aprendizes e interessados, primeiramente, para o próprio entendimento e compreensão da história e cultura e dos modos de vida dos povos indígenas/povos ancestrais/povos originários, especificamente, dos povos indígenas Javaé, haja vista, estes trazerem ensinamentos e aprendizagens relevantes e importantes com outras cosmovisões e epistemologias baseados em cultura tradicional e saber ancestral. Além do mais, é oferecido, via web e de fácil acesso, conteúdo informacional a respeito dessa etnia indígena como material didático-pedagógico auxiliar no âmbito educacional e seja mais uma ferramenta colaborativa de apoio e que contribua no processo de ensino e com aprendizagem levando ao conhecimento.
Importante destacar que a proposta de uma website dos povos indígenas Javaé, como produto final resultante da pesquisa aplicada, foi pensada e começou a se materializar e se concretizar com base nas falas em aulas, relatos e entrevistas proferidas por participantes indígenas e não indígenas, feitas em cursos, eventos, podcasts e palestras, assim como, das leituras de fontes/materiais bibliográficas, com as quais discorriam e narravam acerca dos povos indígenas trazendo outras perspectivas, cosmovisões e epistemologias, para assim, com informação e conhecimento adequado proporcionem uma aprendizagem dialógica e com pensamento crítico-reflexiva.
É fundamental lembrar que, quando não conhecemos ou temos pouco informação e não buscamos entender e compreender algo ou alguma com mais profundidade ou propriedade, nossa tendência nos conduz a reprodução de falas, comentários, opiniões rasas e sem fundamentos plausíveis, consistentes e condizentes com a realidade e, por isso, se perpetuam e se constroem ideias e pensamentos generalistas e universais de cunho estereotipadas e pejorativas e que recaem no preconceito e discriminação sobre determinados povos/etnias minoritários que trazem identidades múltiplas, diversificadas e heterogêneas, diante de uma sociedade hegemônica.
O planejamento realizado pelo pesquisador para a elaboração desta página na internet, a Website Povos Indígenas Javaé, primeiramente, se deu por um esboço de ideias com itens (seções) do que poderiam ser inseridos para representar e identificar este povo; e, o segundo momento se relacionou com a produção textual e não textual de elementos e conteúdos informacionais a ser incluída e se constitua de informações representativas desta etnia indígena.
Para tanto, a partir do esboço, iniciou-se a produção textual e não textual dos elementos e conteúdos informacionais, sendo elaborada por meio das fontes bibliográficas coletadas e oriundas de trabalhos de pesquisa acadêmicas, científicas e técnicas, com os quais versam de temas ou assuntos e temáticas específicas sobre os povos indígenas Javaé, mas, também, podem estar relacionadas diretamente e/ou indiretamente com outros povos indígenas. Os trabalhos de pesquisa acadêmicas, científicas e técnicas, – como fundamentação e base teórica de elementos e conteúdos informacionais para entender, compreender e conhecer os modos de vida, das tradições culturais e ancestrais dos povos indígenas –, foram fundamentais e contribuíram bastante para o processo de desenvolvimento na produção textual e não textual.
A website Povos Indígenas Javaé é uma ferramenta via web pensada, elaborada e configurada na perspectiva de disseminar e disponibilizar conteúdo informacional acerca da história e cultura indígena de um povo indígena, em particular, sob dois aspectos fundamentais: o primeiro e principal diz respeito a história e cultura dos povos indígenas Javaé e o segundo como material técnico-científico e/ou didático-pedagógico (material/fonte bibliográfica) para professores, educadores, facilitadores, mediadores e interessados em abordar a história e cultura dessa etnia, sendo o material divulgado, disseminado e disponibilizado de maneira mais otimizada e eficiente a ser encontrado e pesquisado, para assim ser utilizado como apoio, auxílio e colaboração no desenvolvimento de pesquisas técnico-acadêmicas-científicas e contribuição e constituição no processo de ensino com aprendizagem.
É uma plataforma que agrega e compartilha conteúdo informacional a respeito dos povos indígenas Javaé e de outros temas, assuntos e temáticas relevantes, ligados e interligados de maneira intrínseca e extrínseca para o entendimento e compreensão, no processo de ensino-aprendizagem, da temática história, cultura e modos de vida dessa população, em específico, mas também mostra a interligação com outras determinadas etnias indígenas brasileiras, na perspectiva de se fazer chegar o conhecimento/saber dessa temática aos aprendizes com mediação de professores/facilitadores e, ainda, interessados e curiosos.
É importante e imprescindível conhecer com mais informações sobre a história e cultura do povo indígena de determinada localidade, estado e região do Brasil, como são os aspectos e as características permeados e voltados na organização social, educacional, cultural, espiritual e ambiental que envolvem seus modos de vida, suas tradições e seus rituais, nos quais saberes/conhecimentos se interligam e entrelaçam com ancestralidades, tradicionalidades, espiritualidades e territorialidades, para com isso entendê-los e compreendê-los.
E, levando em consideração os aspectos e as concepções acerca dos povos indígenas Javaé e, direta e indiretamente, com e de outras etnias indígenas relacionadas e presentes na sua cosmologia, etnografia e historiografia, para assim, venham proporcionar diálogos, debates e discussões com outras cosmovisões e epistemologias e, principalmente, evitar determinadas informações equivocadas e fora da realidade desse povo, nas quais, ainda, se ensinam, apresentam, propaguem e perpetuam, fazendo com que o preconceito e a discriminação continuem, simplesmente, pela falta de se informar melhor e adequadamente com fatos e questões que levem a contextos fidedignos e contundentes da realidade dos povos indígenas. Nós, os não indígenas da sociedade envolvente, temos muito a aprender e apreender com os ensinamentos e as aprendizagens dos saberes/conhecimentos dos povos indígenas.
Entretanto, para nos aprofundarmos mais nos saberes/conhecimentos desses povos, o primeiro passo a se fazer é na procura de mais informações em outras fontes/documentos bibliográficos textuais e não textuais que tragam e discorram acerca da história, da cultura e dos modos de vida de cada povo, em outras cosmovisões e epistemologias, devido ao fato da diversidade étnica e dos variados aspectos e características sociais, culturais e das cosmologias únicas de cada povo indígena, diante das 305 etnias indígenas brasileiras e de suas 274 línguas distintas identificadas pelo Censo de 2010 (IBGE, 2012). E para começarmos a conhecer os aspectos e as características de uma determinada etnia indígena e tentarmos entendê-la e compreendê-la seu panorama e processo histórico, cultural e dos modos de vida, trazemos a baila os povos indígenas Javaé, da Ilha do Bananal, do município de Formoso do Araguaia, do estado do Tocantins.
A elaboração da logomarca/imagem símbolo para representar, a princípio, os povos indígenas Javaé no ambiente website, foi pensada trazendo elementos das tradições culturais e ancestrais dos povos indígenas que envolvem a representatividade, identidade e pertencimento, sendo em primeiro lugar a figura central representada pela mulher indígena que traz no ventre a vida de todo ser humano; em segundo lugar, nas extremidades vislumbra-se o cocar como elemento de adorno e acessório elaborado/feito que é usado por uma liderança ou autoridade importante que representa um povo indígena nos diálogos, debates e discussões nas questões referentes a organização social e política; e, em terceiro lugar, a flora e a fauna que são símbolos da riqueza brasileira representando a nossa biodiversidade que é mantida salvaguardada e preservada pelos nossos povos indígenas.
A inclusão da seção glossário temático, na página, se deu pensando na concepção de letramento de conceitos básicos, por meio de determinadas nomenclaturas, termos/assuntos e temáticas, no sentido da aquisição de conteúdo informacional de maneira rápida e otimizada. E, a partir das nomenclaturas, termos/assuntos e temáticas com suas explicações e definições, quando utilizá-las procurar posicioná-las de maneira adequada e coerente.
A maioria das definições, conceitos e explicações das nomenclaturas, termos/assuntos e temáticas constantes no glossário temático são baseadas e oriundas em autorias de pesquisas e estudos fundamentadas e desenvolvidas nas perspectivas e concepções etnográficas, sociológicas, antropológicas, historiográficas e linguísticas que envolvem, se relacionam e se referem aos povos indígenas/originários, em decorrência de e em consonância com aspectos e características da diversidade que cada um(a) tem no seu processo de desenvolvimento social (modos de vida), cultural (tradições), ancestral (rituais sagrados com seres humanos e não humanos), como também, educacional (aprendizagens dos saberes e conhecimentos) e ambiental (terra, território, floresta/flora e animais/fauna). E, por meio dessas definições, conceitos e explicações ampliar o horizonte de ideias e pensamentos com um leque de opções e subsídios que levem o entendimento e a compreensão de termos, assuntos, temas e temáticas relacionados, direta e indiretamente, a estes povos, para assim, contribuir com conteúdo informacional rápido e otimizado a ser utilizado no desenvolvimento dos diálogos, debates e discussões individuais e coletivos.
Quanto ao repositório, este tem o papel da guarda da memória institucional para sua conservação e preservação e, além de ter a finalidade da disponibilização, divulgação e disseminação das produções técnico-acadêmico-científicas com acesso aberto à informação e o conhecimento. Os repositórios podem ser científicos ou temáticos, sendo o primeiro voltado para instituições acadêmicas públicas ou privadas; enquanto, o segundo se relaciona a organizações de segmentos administrativos, técnicos, educacionais, mistos. Quando implantados e operacionalizados, os repositórios mantêm a confiabilidade da informação depositada e importância das fontes/documentos bibliográficas disponibilizadas. Em resumo, oferecem facilidades que estão focadas no acesso e na recuperação dos documentos em formato digital que veiculam conteúdo informacional, de forma rápida e otimizada (Shintaku; Meirelles, 2010).
Então, levando em consideração as características, os aspectos e as perspectivas proporcionadas e oferecidas, a opção de incluir uma seção de repositório na interface da website povos indígenas Javaé se fez relevante, no intuito de disseminarmos e divulgarmos produções de trabalhos de pesquisa e estudos técnico-acadêmico-científicos e, ainda, de matérias de jornais diários, elaborados, publicizados e disponibilizados acerca destes povos, respectivamente, por instituições acadêmicas públicas ou privadas e organizações ou órgãos do setor público ou privado de segmentos administrativos, comerciais, técnicos, educacionais, mistos.
Para tanto, a escolha do tipo de repositório mais adequado no presente produto final se relaciona ao repositório temático, tendo em vista, os documentos depositados, tendo o tema como principal ponto de agregação, são oriundos de outras instituições e organizações do setor público ou privado. E, sobretudo, as autorias das produções de trabalhos de pesquisa e estudos técnico-acadêmico-científicos vinculadas a diversas instituições e organizações têm uma ferramenta a mais de visibilidade, disseminação e preservação, além da flexibilidade e otimização no acesso à suas publicações e, consequentemente, de quem atua nos estudos e pesquisas na temática povos indígenas, em específico, nos povos indígenas Javaé.
Referências
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico 2010. Características gerais dos indígenas. Resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. 245 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/95/cd_2010_indigenas_universo.pdf. Acesso em: 28 jan. 2024.
SHINTAKU, Milton; MEIRELLES, Rodrigo. Manual do DSPACE: administração de repositórios. Salvador: EDUFBA, 2010. 83 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/769/1/Manual%20do%20Dspace%282%29.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.
Idealizador
Francisco Welton Silva Rios
Bibliotecário – CRB-2 nº 1825
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8669402955250418
Contato: 63 992138118 (WhatsApp).